quinta-feira, 15 de abril de 2010

Wall-Mart 2010 Lider Americana


     Com mais de 100 bilhões de diferença no faturamento bruto em relação a ExxonMobill (US$ 284,6 bilhões), a Wall-Mart (US$ 408,2 bilhões) surge como líder nos USA. A grande questão é que essa diferença no faturamento pode não representar tanta diferença de lucro liquido, descaracterizando essa vantagem toda. Isto porque são empresas de ambientes totalmente diferentes. A Wall-Mart por ser uma rede de atacadista-varejista tem gastos altissimos com marketing promocional, o que me parece não acontecer com a ExxonMobill. Além disto, por atuar em rede, as unidades que lucrativas acabam servindo de base para manutenção das que estão com lucratividade mais baixa.
    
     Apenas é necessário ter cuidado ao analisar, pois nem sempre faturamento é lucro e pode ser que aconteça que algumas empresas o que aconteceu com a Pão de Açucar no final de 80, quando mais dobrou-se a quantidade de lojas e o faturamento reduziu. Apesar de ser um caso extremo, pode servir de exemplo.
          
     No mais, os escritos acima são apenas especulação, o fato é que a Wall-Mart assume a liderança nos USA. 

     Dois questionamentos ajudam a resolver a questão:
A evolução do LL (lucro liquido) acompanhou a evolução do faturamento?
Como está dividido o balanço patrimonial das empresas? Ativo, passivo, patrimonio liquido.


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